Automação Financeira Nas Empresas – Um Crescimento Constante

Vou começar dizendo que, não importa qual seja seu setor, gerenciar adequadamente as finanças da sua empresa é a chave para o sucesso e o crescimento.

No entanto, com a tecnologia de hoje, você não deve fazer tudo manualmente. Utilizar a automação financeira pode fazer uma enorme diferença no que você realiza todos os dias em seu negócio.

De fato, uma automação financeira pode levá-lo a uma organização detalhada de seu controle financeiro para apoiar um crescimento futuro.

Falo isso porque uma gestão financeira de uma empresa deve ser feita de forma muito cautelosa e com bastante seriedade. Logo, o investimento na automação financeira dentro das empresas passa a ser um ponto bastante relevante, já que os números de erros podem diminuir e a otimização no tempo de tomada decisão também.

O que é automação financeira?

automação financeira

A automação financeira de uma empresa acontece quando ela substitui as atividades humanas por atividades computadorizadas, fazendo a integração de diferentes sistemas.

Essa é uma atividade que tem como consequência a melhoria de produção.

Através dela, o sistema financeiro de um negócio é realizado com maior eficiência, otimizando o tempo, tanto na tomada de decisão quanto no tempo de produção.

Com isso, você acaba tendo um melhor aproveitamento do tempo de trabalho da sua empresa, gerando menos custos.

Hoje, inegavelmente, modernizar a estrutura de gestão financeira de uma empresa, é essencial para quem deseja ter um bom desenvolvimento de seu negócio.

Por isso, é preciso agir, pois, as empresas de serviços financeiros em todo o mundo percebem que precisam transformar a maneira como fazem negócios.

Os grandes players de fintechs e os fabricantes digitais estão cada vez mais violando seus modelos de negócios e mudando as expectativas dos clientes, exigindo respostas cada vez mais rápidas.

Ou seja, automatizando o financeiro do seu negócio, você terá mais tempo e recursos para utilizar juntamente com sua criatividade para inovar o seu negócio.

O que uma empresa ganha com a automação financeira

automação financeira

Definitivamente, são muitos os benefícios dentre os quais destaco alguns que são relevantes:

  1. Organização e produtividade no setor financeiro;
  2. Exatidão nos dados movimentados;
  3. Redução de custos;
  4. Controle sobre o setor financeiro.

Organização e produtividade no setor financeiro

Imagine que um negócio, ainda pequeno, possua 100 clientes que pagam de maneira recorrente.

Sem uma automação financeira seria necessário todo mês lançar 100 cobranças manualmente e depois conferi-las uma a uma, o que gastaria muito tempo.

Para resolver esse problema, um gerenciador de cobranças pode fazer as emissões de boletos, e, posteriormente, automaticamente reconhecer os recebimentos e apontar as inadimplências eventuais.

Ou seja, automatizando, o setor passa por todos esses procedimentos sem exigir tempo e esforços.

Dessa maneira, a tarefa se torna muito mais rápida e independente da ação humana, deixando disponibilidade para os responsáveis pelo negócio ou funcionários dedicarem-se a outros trabalhos.

Exatidão nos dados movimentados

Não podemos negar que naturalmente o erro humano pode ocorrer quando as pessoas lidam manualmente com números.

Além disso, a probabilidade de acontecer aumenta proporcionalmente ao volume de dados com o qual alguém tem que lidar. 

Portanto, ao tirar tarefas das mãos das pessoas, uma empresa elimina a possibilidade de ocorrerem erros em lançamentos, recebimentos, pagamentos e outras atividades.

A garantia de exatidão nas informações reduz a carga de preocupações de gestores e evita transtornos e retrabalhos

Redução de custos

automação financeira

A necessidade menor de contratação de pessoas talvez seja a maior redução de custos que uma empresa  alcança ao implementar a automação.

Contudo, além dessa vantagem mencionada, outros fatores também a ajudam a gastar menos, o que significa lucro maior e mais disponibilidades em caixa.

Geralmente, sistemas de cobranças cobram taxas menores, e em menor quantidade, do que bancos, que também oferecem emissão de boletos.

Entretanto, caso o volume seja pequeno, pode não fazer muita diferença.

Porém, conforme a quantidade de lançamentos cresce, a economia vai se tornando mais relevante.

Controle sobre o setor financeiro

Quando uma empresa está em suas fases iniciais e ainda é muito pequena, não é difícil ter controle sobre as rotinas, até porque o volume é pequeno.

No entanto, a medida que vai crescendo e aumentando o volume de funcionários, pagamentos e recebimentos, fica mais difícil ter organização e o controle.

No caso de várias contas, podem surgir situações confusas como:

  1. O que preciso pagar e receber;
  2. O que já foi pago e recebido;
  3. Quando pagamentos e recebimentos foram feitos e por quais contas;
  4. Existência ou não de inadimplentes e, se sim, qual é a situação deles.

Enfim, processos integrados, centralizados e automatizados ajudam as empresas a terem melhor controle de suas finanças.

Por isso, quero concluir dizendo que, é muito mais seguro contar com com os serviços organizados de uma automação financeira do que tentar lembrar, por exemplo, quem pagou determinada obrigação, quando, e por qual fonte de recursos.  Desejo-lhe sucesso!