
Funil de Vendas: o que é e como funciona
Você já chegou ao final de um mês, não alcançou sua meta de faturamento e ficou sem entender o que aconteceu? E quando o resultado
Você sabe o que é markup?
Um problema que todos enfrentam com vendas, seja online ou offline, é saber qual o preço ideal a se utilizar em seus produtos ou serviços. O markup auxilia esse processo.
O markup é um termo bastante utilizado no mercado de preços para indicar quanto, por exemplo, um produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Ele pode ser definido também pela diferença entre o custo de um serviço e seu preço. Em linhas gerais, ele é aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do seu preço de venda.
Pense comigo…
Você já teve a sensação de não conseguir agregar valor ao seu negócio?
Você tem dúvidas em relação à formação do preço de venda do seu serviço/produto?
Se sim, consegue sanar essa dúvida?
Não?!?
Então vamos entender neste artigo como agregar mais valor ao seu negócio e formar o seu preço de venda levando em consideração os custos da operação da sua empresa. Vamos lá!
Se você tem ao menos uma das duas dúvidas listadas acima, seu preço de venda pode ter sido calculado de forma errada, e assim permitir a omissão de ineficiências operacionais e outros custos.
Isso pode ocasionar também de você simplesmente não obter a margem de lucro pretendida na sua operação.
Certamente, o cálculo do Markup é uma forma de achar o preço de venda do seu produto ou serviço dado o custo do mesmo e a margem de lucro desejada.
É uma forma prática de estabelecer o preço que vai te ajudar a pensar na sua estratégia de venda.
Nesse sentido, este índice é uma ferramenta importante pois é um multiplicador, logo, é muito fácil usá-lo.
Portanto, ao levantar o seu custo e a sua margem desejada, você pode aplicá-lo e assim terá o seu preço de venda ideal.
Vamos às premissas para o cálculo do Markup:
É necessário segregar:
Trata-se de todo custo que acontece ao passo que a venda é concretizada.
Por exemplo:
Para o cálculo do Markup, é necessário identificar o percentual de custos variáveis atrelado a cada produto vendido ou serviço prestado. Clique aqui e entenda mais sobre esses custos.
São gastos que acontecem independentemente das vendas.
Se a empresa está aberta, estes custos vão incorrer, sendo elas, por exemplo:
Da mesma forma, para apurar o Markup é essencial detectar o percentual dos custos fixos correspondente a cada serviço prestado ou produto vendido.
Com o intuito de encontrar esse percentual, você precisa apurar os custos fixos totais de um período (Ex: um ano).
Após isso, você deve dividir pelo número de itens comercializados.
Depois, basta dividir o preço de venda praticado pelo custo encontrado e você terá o percentual.
É o percentual ou o valor que você almeja lucrar com a venda de cada produto ou serviço.
Um fato importante a destacar é que você pode prestar serviços e vender produtos com diferentes características e composições de custos.
Logo, é pertinente avaliar se existe a necessidade de ter uma margem de lucro para cada item (Se você deseja saber mais sobre a apuração do lucro, clique aqui).
O Markup segue a seguinte fórmula:
Markup = 100 / 100 – (CF + CV + MLP)
Onde:
Pronto! Ao fazer essa conta nós encontramos o Markup.
Imagine uma situação hipotética aonde meu CV é de 5%, meu CF é de 11%, minha MLP é de 20% e meu custo unitário de R$80,00.
Markup = 100
__________________________
100 – (11 + 5 + 20)
Markup = 1,5625
Ao aplicar o Markup ao Custo:
Custo = R$ 80,00
Preço de Venda = Markup x Custo
Preço de Venda = 1,5625 x R$ 80,00
Preço de Venda = R$ 125,00
Ou seja, dentro do cenário citado (CV = 5%, CF = 11%, LP = 20% e Custo Unitário = R$ 80,00) o seu produto ou serviço deverá ser vendido à R$ 125,00.
Com esse cálculo, podemos perceber que não é muito difícil.
No entanto, para esclarecer, o exercício mais importante para você fazer agora seria levantar o seu CV, CF, MLP e Custo Unitário.
Feito isso, calcule o seu Markup e avalie se o seu preço de venda está lhe proporcionando a margem de lucro pretendida ideal por unidade comercializada.
Primeiro vamos olhar pela praticidade.
Toda vez que você tiver seus percentuais de custo (CF e CV), sua MLP e o custo unitário apurados, você poderá aplicar o índice de Markup para achar seu preço de venda.
Isso agiliza o controle e a definição de estratégias de preços para sua empresa, lhe garantindo também segurança nas decisões.
Em adição, se você desejar saber mais sobre agilidade, eficiência e simplicidade na gestão, clique aqui ou acesse o site da Endeavor.
E tem mais, conhecer e entender o cálculo deste índice também vai te ajudar a auditar sua operação comercial para garantir que o preço praticado está lhe proporcionando a margem de lucro almejada.
Contudo, vários fatores externos podem influenciar suas decisões de preço e margem de lucro pretendida.
Por fim, outra vantagem do índice é lhe proporcionar a possibilidade de comparabilidade histórica das práticas e cálculo do preço de venda e a avaliação da viabilidade da sua operação.
É isso. Incorpore o cálculo do Markup na sua rotina de gestão e faça o seu negócio desenvolver de forma sólida e perene!
Desejo-lhe sucesso!
Você já chegou ao final de um mês, não alcançou sua meta de faturamento e ficou sem entender o que aconteceu? E quando o resultado
Diante da carga tributária tão pesada no Brasil, buscar formas legais de reduzir os impostos da empresa devem estar sempre em pauta. Pequenas escolhas podem
Para o empreendedor ou empresas de qualquer tamanho, oferecer um meio de pagamento que facilite a vida do cliente, significa redução de inadimplência. No Brasil,
Vou começar dizendo que, não importa qual seja seu setor, gerenciar adequadamente as finanças da sua empresa é a chave para o sucesso e o
Fazer pequenas alterações na produtividade da sua empresa melhorará drasticamente os níveis de desenvolvimento e eficiência em seu negócio. Isso permitirá que você obtenha mais
Com toda certeza, a inovação tornou-se uma das palavras mais comuns do nosso tempo. As empresas querem que as pessoas o associem à inovação a
Bauner © 2020 All Right Reserved – Termos de Uso – Política de Privacidade