Como Calcular O Preço De Venda Com Segurança Utilizando O Markup

Você sabe o que é markup?

Um problema que todos enfrentam com vendas, seja online ou offline, é saber qual o preço ideal a se utilizar em seus produtos ou serviços. O markup auxilia esse processo.

O markup é um termo bastante utilizado no mercado de preços para indicar quanto, por exemplo, um produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Ele pode ser definido também pela diferença entre o custo de um serviço e seu preço. Em linhas gerais, ele é aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do seu preço de venda.

Markup – Você utiliza essa ferramenta em seu negócio?

markup

Pense comigo…

Você já teve a sensação de não conseguir agregar valor ao seu negócio?

Você tem dúvidas em relação à formação do preço de venda do seu serviço/produto?

Se sim, consegue sanar essa dúvida?

Não?!?

Então vamos entender neste artigo como agregar mais valor ao seu negócio e formar o seu preço de venda levando em consideração os custos da operação da sua empresa. Vamos lá!

Por que é importante calcular o Markup?

Se você tem ao menos uma das duas dúvidas listadas acima, seu preço de venda pode ter sido calculado de forma errada, e assim permitir a omissão de ineficiências operacionais e outros custos.

Isso pode ocasionar também de você simplesmente não obter a margem de lucro pretendida na sua operação.

Certamente, o cálculo do Markup é uma forma de achar o preço de venda do seu produto ou serviço dado o custo do mesmo e a margem de lucro desejada.

É uma forma prática de estabelecer o preço que vai te ajudar a pensar na sua estratégia de venda.

Nesse sentido, este índice é uma ferramenta importante pois é um multiplicador, logo, é muito fácil usá-lo.

Portanto, ao levantar o seu custo e a sua margem desejada, você pode aplicá-lo e assim terá o seu preço de venda ideal.

Vamos às premissas para o cálculo do Markup:

É necessário segregar:

Custos Variáveis

Trata-se de todo custo que acontece ao passo que a venda é concretizada.

Por exemplo:

  1. Comissões de vendedores;
  2. Impostos sobre vendas;
  3. Custos com embalagens.

Para o cálculo do Markup, é necessário identificar o percentual de custos variáveis atrelado a cada produto vendido ou serviço prestado. Clique aqui e entenda mais sobre esses custos.

Custos Fixos

São gastos que acontecem independentemente das vendas.

Se a empresa está aberta, estes custos vão incorrer, sendo elas, por exemplo:

  1. Despesas do setor administrativo;
  2. Despesas financeiras e etc.

Da mesma forma, para apurar o Markup é essencial detectar o percentual dos custos fixos correspondente a cada serviço prestado ou produto vendido.

Com o intuito de encontrar esse percentual, você precisa apurar os custos fixos totais de um período (Ex: um ano).

Após isso, você deve dividir pelo número de itens comercializados.

Depois, basta dividir o preço de venda praticado pelo custo encontrado e você terá o percentual.

Margem de Lucro

É o percentual ou o valor que você almeja lucrar com a venda de cada produto ou serviço.

Um fato importante a destacar é que você pode prestar serviços e vender produtos com diferentes características e composições de custos.

Logo, é pertinente avaliar se existe a necessidade de ter uma margem de lucro para cada item (Se você deseja saber mais sobre a apuração do lucro, clique aqui).

O Markup segue a seguinte fórmula:

Markup =                   100 / 100 – (CF + CV + MLP)

Onde:

  1. CF: Percentual dos Custos Fixos;
  2. CV: Percentual dos Custos Variáveis;
  3. MLP: Margem de Lucro Percentual Pretendida na comercialização.

Pronto! Ao fazer essa conta nós encontramos o Markup.

Calculando o Markup

Imagine uma situação hipotética aonde meu CV é de 5%, meu CF é de 11%, minha MLP é de 20% e meu custo unitário de R$80,00.

Markup =                  100

                                     __________________________

                                    100 – (11 + 5 + 20)

    Markup =                   1,5625

Ao aplicar o Markup ao Custo:

Custo = R$ 80,00 

Preço de Venda = Markup x Custo 

Preço de Venda = 1,5625 x R$ 80,00 

Preço de Venda = R$ 125,00

Ou seja, dentro do cenário citado (CV = 5%, CF = 11%, LP = 20% e Custo Unitário = R$ 80,00) o seu produto ou serviço deverá ser vendido à R$ 125,00.

Com esse cálculo, podemos perceber que não é muito difícil.

No entanto, para esclarecer, o exercício mais importante para você fazer agora seria levantar o seu CV, CF, MLP e Custo Unitário.

Feito isso, calcule o seu Markup e avalie se o seu preço de venda está lhe proporcionando a margem de lucro pretendida ideal por unidade comercializada.

Como o Markup vai me ajudar – Considerações

markup

Primeiro vamos olhar pela praticidade.

Toda vez que você tiver seus percentuais de custo (CF e CV), sua MLP e o custo unitário apurados, você poderá aplicar o índice de Markup para achar seu preço de venda.

Isso agiliza o controle e a definição de estratégias de preços para sua empresa, lhe garantindo também segurança nas decisões.

Em adição, se você desejar saber mais sobre agilidade, eficiência e simplicidade na gestão, clique aqui ou acesse o site da Endeavor.

E tem mais, conhecer e entender o cálculo deste índice também vai te ajudar a auditar sua operação comercial para garantir que o preço praticado está lhe proporcionando a margem de lucro almejada.

Contudo, vários fatores externos podem influenciar suas decisões de preço e margem de lucro pretendida.

Por fim, outra vantagem do índice é lhe proporcionar a possibilidade de comparabilidade histórica das práticas e cálculo do preço de venda e a avaliação da viabilidade da sua operação.

É isso. Incorpore o cálculo do Markup na sua rotina de gestão e faça o seu negócio desenvolver de forma sólida e perene!

Desejo-lhe sucesso!