Como Emitir Um Boleto – Aprenda E Automatize

Para o empreendedor ou empresas de qualquer tamanho, oferecer um meio de pagamento que facilite a vida do cliente, significa redução de inadimplência.

No Brasil, o boleto é um dos meios de pagamento mais utilizados, por isso, toda empresa precisa saber como emitir um boleto para seus clientes. 

Muitas empresas acabam não disponibilizando o boleto como meio de pagamento para seus clientes, porque a forma tradicional de emitir um boleto além de ser muito burocrático tem um custo bem elevado.

Como emitir um boleto – Modelo tradicional (Manual)

como emitir um boleto

Primeiro é preciso contratar o serviço de emissão de boleto.

Para isso, é necessário ir a uma agência do banco de sua preferência e enfrentar fila para falar com um gerente, abrir uma conta corrente e pagar tarifa mensal de manutenção da conta, para enfim, o gerente habilitar serviço de emissão de boleto bancário.

Segundo, para  emitir os boletos bancários no dia-a-dia você precisa:

  1. Entrar no site do Banco.
  2. Cadastrar o cliente.
  3. Gerar os boletos.
  4. Fazer conferências.
  5. Se for enviar por e-mail:
    • Salvar  os boletos em Arquivo PDF.
    • Abrir o e-mail, preparar uma mensagem, anexar o Arquivo PDF e enviar para cada um dos seus clientes.
  6. Se for entregar impresso:
    • Imprimir os boletos.
    • Colocar em envelopes.
    • Entregar para os clientes.

Além desse processo tradicional de emitir boletos ser cansativo e oneroso para as empresas, acaba gerando muitos erros e insatisfações nos clientes.

Ainda assim, o boleto bancário é um dos meios de pagamento e recebimento mais utilizados atualmente.

E devido a este motivo, saber como emitir um boleto utilizando tecnologias que automatizam todo o processo, faz total sentido para aqueles que possuem um negócio.

Por isso, apresentamos a seguir uma nova forma de emitir um boleto bancário.

Como emitir um boleto – Modelo Bauner (Automático)

como emitir um boleto

O primeiro passo é marcar a opção de ativar cobranças com boletos ou cartões e configurar as suas preferências.

Segundo, basta você cadastrar seu cliente e o que foi combinado com seu cliente, que o Bauner cuida do restante: Gera o boleto e envia para seu cliente.

Para exemplificar, funciona da forma a seguir.

Como funciona o boleto automático

Imagine uma escola que precisa cobrar mensalmente dos seus alunos.

Nesse caso, basta cadastrar os alunos, informar o valor da mensalidade, o dia do vencimento, quanto dias antes deseja que o boleto seja enviado para o aluno, e pronto, os robozinhos do Bauner cuidam do restante.

Todos os meses os boletos serão gerados e enviados automaticamente para os alunos.

Inclusive, no dia do vencimento o Bauner enviará um lembrete para ajudar o aluno a não esquecer do pagamento.

Contudo, caso algum aluno atrase, será enviado lembretes frequentes, alertando sobre o atraso. Essa ação tem reduzido significativamente a inadimplência das empresas.

Outro fator que tem contribuído de forma significativa para reduzir a inadimplência é a possibilidade que o Bauner oferece ao aluno para efetuar o pagamento do boleto com cartão de crédito.

É comum as vezes a pessoa não ter dinheiro para pagar um boleto, mas tem um cartão de crédito para efetuar o pagamento, garantindo, com isso, o pagamento do boleto no prazo.

Diferença entre boleto simples x boleto registrado

Antes de falar de suas diferenças, quero destacar que boleto simples não existe mais. Veja porquê.

O boleto simples ou sem registro era uma forma de pagamento utilizada antes do avanço e aprimoramento da Nova Plataforma de Cobrança da Febraban.

Ele ara muito utilizado, pois não precisava ser registrado no sistema bancário. Porém, não era possível acompanhar a operação.

Esse tipo de boleto permitia que qualquer informação fosse alterada ou excluída sem que o banco fosse notificado.

Assim, era possível fazer mudanças na data, nos valores, dentre outros. Dessa forma, podiam acontecer inconsistências no momento do recebimento.

Já o boleto registrado é o novo modelo de título de pagamento que começou a ser implementado no início de 2017 pela Febraban.

Desde setembro de 2018, ele passou a ser obrigatório para todos os documentos gerados.

Neste novo formato não existe a possibilidade de pagar um valor que não esteja registrado no sistema bancário.

Assim, fraudes são evitadas e a empresa e o consumidor ficam protegidos de falsificações.

Como emitir um boleto – Considerações

Se a sua empresa optar por receber via boleto, ela vai contar com algumas vantagens que podem ser diferenciais muito bons para o seu negócio. Vou destacar algumas abaixo.

O pagamento nesse formato cai mais rápido na conta da organização do que via cartão de crédito. Dessa maneira, pode beneficiar o fluxo de caixa e os investimentos da empresa.

Além disso, o boleto oferece a opção de ser cadastrado como Débito Direto Autorizado pelo cliente e, assim, diminuir a inadimplência e os atrasos no recebimento.

Enfim, a emissão dos boletos pode ser feita de forma automatizada pelo Bauner, que vai facilitar o trabalho, agilizar as cobranças e reduzir custos para seu negócio.

Desejo-lhe sucesso!