Como Usar A Inovação Para Se Destacar No Mercado

Com a competitividade cada vez maior, a inovação nas empresas se torna um requisito básico para a geração de soluções, valor ao consumidor e redução de custos.

No mercado atual, podemos definir que é uma obrigação do empreendedor ou empresário pensar em inovação na sua empresa, seja qual for a área de atuação.

Mas o que é inovação, afinal? No geral, seu conceito pode ser bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. Mas falando de forma clara, a inovação pode ser uma exploração de novas ideias de sucesso. E sucesso para as empresas significa, por exemplo,  aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Inovação nas empresas – O que preciso fazer

inovação nas empresas

Inegavelmente, a qualquer momento seu mercado pode sofrer uma disrupção.

Esse é um GRANDE desafio que a economia moderna impõe às empresas.

Mas como sobreviver em um ambiente de inovação que muda cada vez mais rápido?

Um fato importante: Sua empresa não precisa ser uma Startup para oferecer ao público uma solução inovadora e que mude completamente as regras do jogo.

Atualmente, grandes empresas já incorporaram à sua cultura o incentivo à inovação.

Observa-se também que, empresas tradicionais têm investido em novos negócios.

Mas existe um caminho para criar negócios novos e inovadores?

Sim! E ele é simples. Trata-se de resolver problemas da sociedade.

Evidentemente não é uma ciência exata. Com isso, não vou te apresentar aqui uma fórmula com algumas variáveis a um sinal de igualdade.

Entretanto, vamos a alguns breves exemplos de inovação:

Uber

O mercado de táxis era caótico, uma opção de transporte cara e de baixa qualidade.

Além disso, as barreiras de entrada neste mercado eram altíssimas.

O Uber desconstruiu essa mentalidade, extinguiu as barreiras de entrada, barateou o serviço e aumentou a qualidade consideravelmente.

Google

Certamente este é o maior buscador da internet.

A motivação do Google é encontrar sempre a melhor resposta para o que os usuários procuram.

Se você nasceu até o início dos anos 90 vai se lembrar que NÃO era fácil procurar e achar informações relevantes antes do Google.

Agora, informações de qualidade ficam a um clique de distância (ou a um comando de voz).

Netflix

Se hoje em dia é muito fácil consumir conteúdos sob demanda, o principal responsável por isso é o Netflix.

Alugar um filme sem sair de casa parecia loucura no início dos anos 2000.

Hoje, o Netflix disponibiliza conteúdos para milhões de usuários em troca de uma mensalidade e sem incomodá-los com anúncios;

Dito isso, a seguir vou listar 3 estratégias de inovação que ilustram os exemplos acima.

Sua empresa precisa adotar ao menos uma (a que tiver mais identidade com o negócio) para percorrer o caminho da disrupção.

3 estratégias para inovação de empresas

inovação nas empresas

  • Explorar novos mercados
  • Melhorar produtos/serviços já existentes
  • Se tornar altamente eficiente

Explorar Novos Mercados

Focar somente no mercado que a sua empresa já atende pode ser um erro.

Uma alternativa para isso é o negócio estar sempre atento e experimentando coisas novas.

No início é um cenário muito desafiador e por vezes caro.

Mas, essa estratégia vai sempre representar uma grande oportunidade para o seu negócio.

Melhorar produtos/serviços já existentes

É o que o Uber e o Netflix fizeram. O serviço de transporte particular melhorou e barateou, assim como o acesso a filmes, séries, documentários e etc.

É bem provável que a sua empresa pode fazer o mesmo e mudar a forma como presta um serviço ou oferece um produto, agregando mais valor à entrega e beneficiando ainda mais o cliente.

Se tornar altamente eficiente

Segundo a Edeavor, uma organização cada vez mais eficiente se diferencia no mercado e consegue aumentar a sua lucratividade.

No entanto, apesar dessa estratégia não mudar o negócio no qual atua, no curto prazo, ela vai agregar valor.

As ideias são simples, logo, a aplicação no seu negócio vai ser mais complexa.

Porém, existe uma força que vai sustentar o processo de inovação da sua empresa: as pessoas.

Você vai precisar desenvolver uma cultura de descentralização e autonomia para que os funcionários possam contribuir para o processo de inovação.

Não vai adiantar deixá-los nas “caixinhas” atuais e exigir que eles inovem.

Sua empresa também precisará entender que os erros e insucessos fazem parte de qualquer processo de inovação.

Nas Startups, por exemplo, fala-se muito em “errar rápido”, pois, o erro traz muito aprendizado e faz com que a rota dos negócios seja corrigida sem grandes perdas.

Em outras palavras, é utópico querer inovar sem errar.

Outro fato importante e necessário é você ter a certeza que o seu time é capacitado e tem fome de aprendizado.

Pois, dentro de um processo de inovação, todos os participantes precisam sempre aprender coisas novas.

Inovação de empresas – O que podemos concluir

Em primeiro lugar, se o gestor de uma empresa disseminar uma cultura livre de hierarquias, que abrace o aprendizado e tenha fome de conhecimento, um ambiente propício à inovação vai nascer.

Em empresas já estabelecidas, muitas vezes a inovação é uma ação Top-Down, ou seja, dê voz aos seus colaboradores.

Porém, ainda nesse sentido, devemos lembrar que o foco é na necessidade do cliente.

Por isso, uma empresa poderá buscar outras formas de atendê-lo, seja com um novo serviço, uma nova oferta ou uma diferenciação de valor.

Enquanto isso, o propósito do negócio deverá ser sempre preservado.

Por fim, precisamos ter consciência de que a inovação nas empresas é resultado de uma atividade em grupo. Um conjunto de pessoas é mais rica e propícia a se estabelecer do que uma ideia conduzida por apenas um indivíduo.

Faça você também a sua parte para não ficar de fora desse espetacular mercado em desenvolvimento contínuo.

Desejo-lhe sucesso.